sexta-feira, 17 de junho de 2011

PARTE IV


 
O estágio de formação docente é o momento em que podemos vivenciar e perceber os dilemas, desafios e as dificuldades que se apresentam na sala de aula. Tendo em vista isto, nota-se a importância de um professor reflexivo, capaz de mudanças, que se adéqua as necessidades do aluno e tenta resolver os desafios que surge em meio ao dia a dia em sala de aula.
Assim, em toda a semana que percorria refletíamos acerca de algumas necessidades visíveis para se trabalhar com os alunos, partíamos sempre de questões que surgiam no decorrer da semana, alguma dificuldade cognitiva que as crianças apresentavam, ou alguns temas transversais que possam vir a ser trabalhados.
Partindo disso, na quarta semana de estágio notamos a necessidade de se trabalhar higiene pessoal e boa saúde com aquelas crianças. Levamos os materiais de higiene, explicamos a finalidade e por que são fundamentais para o uso no dia a dia. A aula fora bastante dinâmica, com a participação de todos, e ao final mostramos a maneira certa de como escovar os dentes.
Tendo em vista isto e todo o momento de estágio podemos ver que “... ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua própria produção ou a sua construção." (FREIRE, 2003, p. 47). É saber que estamos lidando com sujeitos e não objetos, e que estão a cada dia em processo de construção. É ter que lidar com as incertezas e ter a capacidade de enfrentá-las. Por fim, ensinar exige comprometimento, engajamento, é estar ciente de que a presença do professor no espaço escolar não passa despercebida pelos alunos.
Portanto, no dia a dia em sala de aula construí e desconstruí atitudes e idéias que ao longo do período de formação estabeleci, pois cada dia em sala de aula era algo novo e único e o “ser professor” é um “eterno fazer-se”.

FREIRE, P. PEDAGOGIA DA AUTONOMIA - saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

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